Sessões públicas de esclarecimento das novas Áreas de Reabilitação Urbana

13/02/2017

O Município de Braga vai promover três sessões públicas de esclarecimento orientadas para as delimitações das novas Áreas de Reabilitação Urbana (ARU´s).

A criação de novas ARU´s, que integram o anel contemporâneo de crescimento da Cidade, contemplam zonas carentes de intervenção pública e privada, e vêm dotar o Município de um instrumento capaz de fomentar o investimento privado neste capítulo.

Desta forma, considera-se oportuno prosseguir de forma mais alargada a política municipal de estímulo à reabilitação urbana, determinando a delimitação de duas novas ARU’s na Cidade; a ARU Nascente e a ARU Norte, e a alteração de uma das ARU existentes, a de Braga Sul.

Todas as sessões têm início às 21h15, sendo que a primeira sessão tem lugar a 22 de Fevereiro, no auditório da Junta de Freguesia de S. Victor, tendo como foco a ARU Braga Nascente. A 23 de Fevereiro tem lugar a segunda sessão, no auditório da Junta de Freguesia de Dume, e debruça-se na ARU Braga Norte, e a terceira e última sessão, decorre a 24 de Fevereiro, no auditório da Junta de Freguesia de Maximinos, onde serão abordadas as temáticas referentes à ARU Braga Sul.

As delimitações das novas ARU’s ocorrem da necessidade de dar maior coerência aos territórios abrangidos por políticas específicas em matéria de reabilitação e regeneração urbanas, procurando abranger o tecido urbano consolidado da cidade de Braga (centro histórico e o primeiro anel de expansão urbana), alargando a base dos potenciais beneficiários (públicos ou privados) dos instrumentos que permitirão consubstanciar estas políticas.